{"id":5475,"date":"2022-11-28T05:01:00","date_gmt":"2022-11-28T05:01:00","guid":{"rendered":"http:\/\/ianews.com.br\/?p=5475"},"modified":"2022-11-22T23:12:51","modified_gmt":"2022-11-22T23:12:51","slug":"reflexoes-sobre-a-construcao-de-uma-capability-habilitadora-de-dados","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/ianews.com.br\/reflexoes-sobre-a-construcao-de-uma-capability-habilitadora-de-dados\/","title":{"rendered":"Reflex\u00f5es sobre a constru\u00e7\u00e3o de uma capability habilitadora de dados"},"content":{"rendered":"\n

Por JM Benedetto<\/a>, Senior Manager Solutions & Value Acceleration<\/p>\n\n\n\n

Qualquer atividade empresarial deve come\u00e7ar com o fim em mente. Isso inclui aquelas relacionadas aos dados. Dados s\u00e3o meio, n\u00e3o fim. S\u00e3o ferramentas para atingirmos os objetivos do neg\u00f3cio. Muitas vezes, esse princ\u00edpio b\u00e1sico acaba esquecido ou atropelado pelo dia a dia fren\u00e9tico das empresas. Nossas equipes acabam t\u00e3o focadas no que fazem que perdem de vista o motivo que as levou at\u00e9 a a\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

Muitos dos modelos conceituais que usamos para operacionalizar nossas ideias no mundo comprovativo tamb\u00e9m tendem a olhar atividades e fluxos do in\u00edcio ao fim. A cadeia de valor do dado \u00e9 um exemplo, com pipelines come\u00e7ando no dado bruto e terminando no valor criado para o neg\u00f3cio. No entanto, ao montarmos um produto de dados, devemos seguir o caminho contr\u00e1rio, discutindo qual efeito queremos causar, qual comportamento humano precisamos mudar. Todo o resto \u00e9 consequ\u00eancia dessa primeira an\u00e1lise.<\/p>\n\n\n\n

Uma estrat\u00e9gia de dados deve combinar processos, conhecimento e ativos em uma capability habilitadora de dados capaz de criar valor nas diversas \u00e1reas de neg\u00f3cio da empresa. Ao menos tr\u00eas componentes s\u00e3o essenciais para uma estrat\u00e9gia de sucesso:<\/p>\n\n\n\n