{"id":5847,"date":"2022-12-18T21:01:00","date_gmt":"2022-12-18T21:01:00","guid":{"rendered":"http:\/\/ianews.com.br\/?p=5847"},"modified":"2022-12-16T11:08:09","modified_gmt":"2022-12-16T11:08:09","slug":"gestao-de-servicos-de-ti-desafios-e-oportunidades-do-itsm-para-as-empresas-em-2023","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/ianews.com.br\/gestao-de-servicos-de-ti-desafios-e-oportunidades-do-itsm-para-as-empresas-em-2023\/","title":{"rendered":"Gest\u00e3o de Servi\u00e7os de TI: Desafios e oportunidades do ITSM para as empresas em 2023<\/strong>"},"content":{"rendered":"\n

Por Rodrigo Brand\u00e3o<\/a>, Diretor da unidade de Neg\u00f3cios ServiceNow da Digisystem<\/a>,<\/p>\n\n\n\n

Durante a pandemia<\/a>, devido a imposi\u00e7\u00e3o de se operacionalizar servi\u00e7os e entregas por meios remotos, as plataformas cloud voltadas \u00e0 ITSM<\/a>, sigla respectiva \u00e0 Gest\u00e3o de Servi\u00e7os de TI, ganharam muita visibilidade, obtendo um aumento exponencial em sua ado\u00e7\u00e3o por parte das empresas. O objetivo era promover um ambiente digital integrado, apto a suprir as diversas estruturas f\u00edsicas mantidas pelas organiza\u00e7\u00f5es, permitindo assim, o controle estrat\u00e9gico dos n\u00edveis operacionais da presta\u00e7\u00e3o de servi\u00e7os de TI.<\/p>\n\n\n\n

Contudo, essa \u00e9 uma tend\u00eancia para al\u00e9m do per\u00edodo pand\u00eamico. Segundo uma previs\u00e3o da IDC<\/a>, at\u00e9 o final de 2024, 65% das grandes empresas exigir\u00e3o controles de soberania de dados de seus provedores de servi\u00e7os em nuvem para aderir aos requisitos regulat\u00f3rios de prote\u00e7\u00e3o de dados e privacidade.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, o ITSM tem grande import\u00e2ncia no ciclo de vida dos servi\u00e7os de TI, uma vez que opera como um catalisador, capaz de converter atividades operacionais em presta\u00e7\u00e3o e entrega de servi\u00e7os. Isso torna mais f\u00e1cil a transi\u00e7\u00e3o de cada etapa e atividade, seja para clientes internos ou externos, oferecendo gest\u00e3o de incidentes, problemas, mudan\u00e7as, requisi\u00e7\u00f5es de servi\u00e7os, entre outros macroprocessos de gerenciamento de servi\u00e7os de TI.<\/a><\/p>\n\n\n\n

Desafios do gerenciamento de TI enfrentados pelas empresas<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Os maiores desafios do gerenciamento de TI est\u00e3o relacionados ao controle de n\u00edvel estrat\u00e9gico das informa\u00e7\u00f5es, atividades e processos, visto que cada um endere\u00e7a um aspecto espec\u00edfico dentro do escopo do ciclo de presta\u00e7\u00e3o de servi\u00e7os de TI.<\/p>\n\n\n\n

Outro ponto desafiador da aplica\u00e7\u00e3o do ITSM \u00e9 reconhecer o n\u00edvel de maturidade da organiza\u00e7\u00e3o, que indicar\u00e1 quais pr\u00e1ticas essa poder\u00e1 ou n\u00e3o absorver e realizar, alinhando isso aos objetivos e metas da empresa.<\/p>\n\n\n\n

Gerir esses aspectos complexos \u00e9 extremamente laborioso, exigindo comprometimento dos profissionais e controle das pr\u00e1ticas que est\u00e3o sendo realizadas. Isso faz com que a busca por ferramentas que apoiem a gest\u00e3o de servi\u00e7os de TI aumente, focando sempre nas necessidades e particularidades que cada organiza\u00e7\u00e3o possui.<\/p>\n\n\n\n

As especificidades da aplica\u00e7\u00e3o do ITSM em modelo h\u00edbrido<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Os servi\u00e7os e plataformas de ITSM que operam em modelo h\u00edbrido est\u00e3o mais expostos e s\u00e3o mais fr\u00e1geis no que tange a seguran\u00e7a da informa\u00e7\u00e3o em rela\u00e7\u00e3o a servi\u00e7os operados de forma \u201con-premise\u201d, ou seja, que funcionam dentro das estruturas de hardware e software internos da empresa, em local f\u00edsico pr\u00f3prio.<\/p>\n\n\n\n

Para quem trabalha no modelo remoto ou h\u00edbrido, \u00e9 importante adotar uma ferramenta de ITSM que esteja voltada a seguran\u00e7a da informa\u00e7\u00e3o, al\u00e9m de controlar o acesso dos recursos \u00e0s diferentes partes da aplica\u00e7\u00e3o, por meio de regras e listas.<\/p>\n\n\n\n

Tamb\u00e9m \u00e9 essencial possuir estruturas de VPN para controle da rede de internet que acesse os dados contidos nos sistemas, sem deixar de lado os backups e clones. Estes devem ser realizados com periodicidade, a fim de mitigar risco de perda de dados e informa\u00e7\u00f5es, e oferecer taxas de RTO (Recovery Time Objective) e RPO (Recovery Point Objective), para manter fornecedores confi\u00e1veis, estabelecidos no mercado e que provenham servi\u00e7os de alto n\u00edvel.<\/p>\n\n\n\n

O que rege a opera\u00e7\u00e3o do ITSM<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Vale ressaltar que o ITSM pode operar de formas bastante variadas dentro das empresas, uma vez que existem diversos \u201cframeworks\u201d e metodologias destinados a uma s\u00e9rie de aspectos da pr\u00e1tica de gest\u00e3o de servi\u00e7os de TI. A principal metodologia \u00e9 a ITIL, biblioteca de infraestrutura de TI, que oferece uma base de conhecimento, recomenda\u00e7\u00f5es e boas pr\u00e1ticas de mercado para padronizar macro e subprocessos, al\u00e9m de princ\u00edpios e estruturas, voltados a diferentes pr\u00e1ticas de TI, dentre estas, o ITSM.<\/p>\n\n\n\n

Destacam-se ainda: COBIT, relacionado ao\u200e controle de objetivos para informa\u00e7\u00e3o e tecnologias relacionadas, CMMI, que correspondente ao modelo de capacidade e maturidade integrado, Normas ISSO, e v\u00e1rios outros que se relacionam, cada um \u00e0 sua forma, com este conjunto de pr\u00e1ticas.<\/p>\n\n\n\n

De acordo com o n\u00edvel de maturidade da empresa, e as atividades que essa necessita performar, as pr\u00e1ticas do ITSM podem ser mais ou menos intensamente aplicadas, monitoradas e controladas para atender aos objetivos tra\u00e7ados pela organiza\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

Por que aderir ao ITSM?<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Controlar cada macroprocesso estabelecido dentro do ITSM pode surtir em resultados espec\u00edficos, como transacionar e operacionalizar novos servi\u00e7os por meio da TI; gerir solicita\u00e7\u00f5es e requisi\u00e7\u00f5es por servi\u00e7os de TI, ou mesmo, mudan\u00e7as nos ambientes digitais de forma estrat\u00e9gica; controlar a capta\u00e7\u00e3o, processamento e tratamento de erros, falhas e interrup\u00e7\u00f5es n\u00e3o planejadas, de forma proativa e reativa.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, ainda \u00e9 poss\u00edvel controlar os ativos de hardware e software, e a maneira com que se relacionam, para gest\u00e3o das atividades operacionais da organiza\u00e7\u00e3o; mitigar a ocorr\u00eancia de erros recorrentes e conhecidos nos ambientes digitais, sem contar no gerenciamento de m\u00e9tricas, objetivos e metas, por meio do endere\u00e7amento das atividades contidas em cada macroprocesso.<\/p>\n\n\n\n

Com o controle operacional e estrat\u00e9gico, amparados por grupos de processos segmentados e definidos, torna-se muito mais simples para a organiza\u00e7\u00e3o direcionar seus esfor\u00e7os no atendimento ao cliente<\/a> e focar em suas necessidades.<\/p>\n\n\n\n

Perspectivas<\/strong><\/p>\n\n\n\n

O gerenciamento dos servi\u00e7os de TI continuar\u00e1 precisando se adaptar aos novos modelos de trabalho, como ocorreu com o h\u00edbrido, especialmente durante o per\u00edodo pand\u00eamico. Desta forma, conforme a tecnologia evolui, produtos e servi\u00e7os surgem, ofertando diferentes percep\u00e7\u00f5es de valor para seus clientes, formas de intera\u00e7\u00e3o, modelos de trabalho e todo tipo de decorr\u00eancia inimagin\u00e1vel e imprevis\u00edvel.<\/p>\n\n\n\n

\u00c9 isso o que torna a inova\u00e7\u00e3o uma constante imperativa, extremamente necess\u00e1ria para presta\u00e7\u00e3o de servi\u00e7os. Quanto \u00e0s empresas, compete estarem atentas e preparadas para se adaptarem e tornarem seus neg\u00f3cios cada dia mais rent\u00e1veis, explorando tecnologias que as permitam se destacar.<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

Por Rodrigo Brand\u00e3o, Diretor da unidade de Neg\u00f3cios ServiceNow da Digisystem, Durante a pandemia, devido a imposi\u00e7\u00e3o de se operacionalizar servi\u00e7os e entregas por meios remotos, as plataformas cloud voltadas \u00e0 ITSM, sigla respectiva \u00e0 Gest\u00e3o de Servi\u00e7os de TI, ganharam muita visibilidade, obtendo um aumento exponencial em sua ado\u00e7\u00e3o por parte das empresas. 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