{"id":6616,"date":"2023-02-02T03:01:00","date_gmt":"2023-02-02T03:01:00","guid":{"rendered":"http:\/\/ianews.com.br\/?p=6616"},"modified":"2023-02-01T14:39:36","modified_gmt":"2023-02-01T14:39:36","slug":"a-viabilizacao-dos-servicos-logisticos-para-o-transporte-rodoviario-de-cargas-com-a-documentacao-digital","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/ianews.com.br\/a-viabilizacao-dos-servicos-logisticos-para-o-transporte-rodoviario-de-cargas-com-a-documentacao-digital\/","title":{"rendered":"A viabiliza\u00e7\u00e3o dos servi\u00e7os log\u00edsticos para o transporte rodovi\u00e1rio de cargas com a documenta\u00e7\u00e3o digital"},"content":{"rendered":"\n

A burocratiza\u00e7\u00e3o de processos log\u00edsticos que envolvem o segmento do transporte rodovi\u00e1rio de cargas (TRC) \u00e9 enorme, mesmo com o modal sendo uma importante vertente econ\u00f4mica para o pa\u00eds. Com um crescimento de 11,4% somente no segundo semestre de 2022, de acordo com dados de pesquisa do Produto Interno Bruto (PIB), faltam investimentos voltados \u00e0 viabiliza\u00e7\u00e3o para as opera\u00e7\u00f5es desse segmento.<\/p>\n\n\n\n

A obrigatoriedade na emiss\u00e3o do grande volume de documentos sempre foi um tema bastante recorrente entre os especialistas do setor. O questionamento das entidades e empresas frente aos representantes governamentais perante a necessidade de uma forma mais simplificada de documenta\u00e7\u00e3o foi sendo, cada vez mais, refor\u00e7ado, principalmente pela necessidade atual de diversos processos facilitadores que aprimorem e agilizem as necessidades sociais.<\/p>\n\n\n\n

\u201cPoder\u00edamos at\u00e9 mesmo fazer uma analogia com os novos tempos de evolu\u00e7\u00e3o digital, na qual realizamos processos banc\u00e1rios, assinatura de contratos com validade legal, abertura de conta, meios de pagamentos, todos por meio digital. Ent\u00e3o por que n\u00e3o trazer essa facilidade ao TRC?\u201d, questiona Jos\u00e9 Alberto Panzan, diretor da Anacirema Transportes e presidente do Sindicato das Empresas de Transportes e Cargas de Campinas e Regi\u00e3o (SINDICAMP).<\/p>\n\n\n\n

Outra quest\u00e3o avaliada pelo setor do transporte de cargas com a aplica\u00e7\u00e3o da digitaliza\u00e7\u00e3o de documentos est\u00e1 no desempenho relacionado \u00e0s pr\u00e1ticas de governan\u00e7a ambiental, social e corporativa (ESG). Estas s\u00e3o pr\u00e1ticas com as quais as empresas se comprometem em contribuir com a sustentabilidade do planeta, oferecendo consci\u00eancia e responsabilidade ecossist\u00eamica e que, de forma digital, possibilita uma maior coopera\u00e7\u00e3o com esta pauta.<\/p>\n\n\n\n

Com isso, a institui\u00e7\u00e3o do Documento Eletr\u00f4nico de Transporte (DT-e) foi implementada no final de 2022 por meio da publica\u00e7\u00e3o de seus ajustes. Seu intuito \u00e9 acatar a desobriga\u00e7\u00e3o das empresas com a emiss\u00e3o em papel dos documentos obrigat\u00f3rios para o transporte de cargas, aproximando o segmento do objetivo principal do projeto e buscando a efetiva substitui\u00e7\u00e3o pela digitaliza\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

Para Jos\u00e9 Alberto Panzan, essa \u00e9 uma grande conquista para o setor, e ele defende os in\u00fameros benef\u00edcios que essa desburocratiza\u00e7\u00e3o traz ao TRC: \u201cA aplica\u00e7\u00e3o da documenta\u00e7\u00e3o digital, sem a obriga\u00e7\u00e3o da emiss\u00e3o de documentos f\u00edsicos, pr\u00e1tica fortemente defendida pelo nosso setor, proporciona maior agilidade \u00e0s opera\u00e7\u00f5es e acuracidade de informa\u00e7\u00f5es, facilita a fiscaliza\u00e7\u00e3o e contribui de maneira importante para as boas pr\u00e1ticas de ESG, \u00e0s quais precisamos e muito nos atentar\u201d, comenta o executivo.<\/p>\n\n\n\n

De acordo com uma pesquisa feita pela empresa de auditoria e consultoria PWC, a digitaliza\u00e7\u00e3o log\u00edstica \u00e9 capaz de reduzir em 47% os custos em transporte at\u00e9 2030, gerando grandes expectativas estrat\u00e9gicas para o transporte no modal rodovi\u00e1rio.<\/p>\n\n\n\n

Pensando nisso, a otimiza\u00e7\u00e3o de tempo e de dinheiro relacionada aos processos que envolvem o transporte ser\u00e1 facilitada pelos meios digitais e os dados coletados e as informa\u00e7\u00f5es da opera\u00e7\u00e3o poder\u00e3o ser centralizados em um \u00fanico lugar, tornando linear a comunica\u00e7\u00e3o empresarial com os clientes.<\/p>\n\n\n\n

\u201cSem d\u00favidas ser\u00e1 um processo que agilizar\u00e1 muito o segmento. Hoje, antes de emitirmos um documento f\u00edsico, geramos o documento digital. \u00c9 um contrassenso e desperd\u00edcio de tempo termos que imprimir documentos e armazen\u00e1-los fisicamente, processo que gera um \u00f4nus que muitas vezes n\u00e3o \u00e9 computado em nossos custos\u201d, informa Panzan.<\/p>\n\n\n\n

Desta forma, \u00e9 poss\u00edvel olhar com otimismo os avan\u00e7os que o transporte rodovi\u00e1rio de cargas vem fomentando com a grande atua\u00e7\u00e3o das entidades sindicais e corporativas, mas ainda \u00e9 necess\u00e1ria a persist\u00eancia para que o olhar pol\u00edtico e governamental n\u00e3o se afaste das principais necessidades do setor. \u201cN\u00f3s, empres\u00e1rios, por meio de nossas associa\u00e7\u00f5es de classe, contribu\u00edmos com sugest\u00f5es e propostas que nos auxiliem a melhorar os processos, podendo, desta forma, melhorar nosso n\u00edvel de servi\u00e7o. Os l\u00edderes das entidades, por sua vez, acatam e analisam as sugest\u00f5es e propostas e as apresentam ao poder p\u00fablico pertinente, mostrando os benef\u00edcios e os reais anseios do TRC para que possam ser aprovadas\u201d, finaliza o executivo.<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

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