{"id":6644,"date":"2023-02-06T03:01:00","date_gmt":"2023-02-06T03:01:00","guid":{"rendered":"http:\/\/ianews.com.br\/?p=6644"},"modified":"2023-02-02T20:56:56","modified_gmt":"2023-02-02T20:56:56","slug":"inteligencia-artificial-sera-gangorra-da-competitividade-entre-seguradoras-nos-proximos-anos","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/ianews.com.br\/inteligencia-artificial-sera-gangorra-da-competitividade-entre-seguradoras-nos-proximos-anos\/","title":{"rendered":"Intelig\u00eancia artificial ser\u00e1 “gangorra” da competitividade entre seguradoras nos pr\u00f3ximos anos"},"content":{"rendered":"\n

O uso de Intelig\u00eancia Artificial no mercado de seguros est\u00e1 pr\u00f3ximo da realidade brasileira. A partir dessa ades\u00e3o, os principais players do setor tendem a ganhar efici\u00eancia e se adequarem melhor para  entregar servi\u00e7os de maior qualidade aos seus consumidores finais. Esta capacidade tamb\u00e9m far\u00e1 com que produtos inovadores sejam desenvolvidos e tragam vantagens competitivas \u00e0s empresas. <\/p>\n\n\n\n

De acordo com a pesquisa feita pela TCS Global Trend Study<\/a>, os principais motivos para a ado\u00e7\u00e3o da intelig\u00eancia artificial por seguradoras e corretoras de seguros s\u00e3o dados mais confi\u00e1veis e eficientes, mais seguran\u00e7a, evitando ataques cibern\u00e9ticos<\/a> e aprendizado cont\u00ednuo.<\/p>\n\n\n\n

Para Alberto Vargas, especialista em administra\u00e7\u00e3o de empresas pela Universidade de Warwick (Inglaterra), esse avan\u00e7o agrega valor, al\u00e9m de contribuir para o crescimento das seguradoras. \u201cQuando n\u00f3s digitalizamos os processos e usamos intelig\u00eancia artificial, n\u00f3s trazemos efici\u00eancia para o trabalho, intelig\u00eancia para os neg\u00f3cios e precis\u00e3o na tomada de decis\u00f5es. Isso \u00e9 de extrema import\u00e2ncia\u201d, explica.<\/p>\n\n\n\n

O uso dessas tecnologias tamb\u00e9m pode gerar novos insights que levam a redu\u00e7\u00f5es de custos para as seguradoras. Essa compet\u00eancia se destaca como uma vantagem de inova\u00e7\u00e3o em produtos econ\u00f4micos como diferencia\u00e7\u00e3o chave para as empresas do segmento. <\/p>\n\n\n\n

A mudan\u00e7a j\u00e1 est\u00e1 entre os usu\u00e1rios de seguros e, para Alberto Vargas, \u00e9 evidente que a intelig\u00eancia artificial j\u00e1 come\u00e7ou a criar impactos tang\u00edveis. \u201cQuando n\u00f3s olhamos al\u00e9m do setor de seguros, n\u00f3s entendemos a magnitude real da IA que ainda est\u00e1 por vir. Essa tecnologia tem o potencial de redefinir fundamentalmente o setor em todos os n\u00edveis, desafiando as estruturas de custo tradicionais, permitindo novos relacionamentos com clientes finais e muito mais\u201d, comenta.<\/p>\n\n\n\n

Os impactos para o cliente final<\/strong><\/p>\n\n\n\n

O uso de processos rob\u00f3ticos deve automatizar determinadas tarefas e processos que possibilitar\u00e1 os funcion\u00e1rios a gastarem menos tempo em trabalhos de maior valor. <\/p>\n\n\n\n

Para o cliente final, toda a automatiza\u00e7\u00e3o servir\u00e1 para oferecer seguros diversificados e personalizados, al\u00e9m de mais rapidez e um custo menor.<\/p>\n\n\n\n

Dentre alguns processos, Alberto explica que apesar de grandes benef\u00edcios ao consumidor final, \u00e9 preciso entender alguns pontos chaves antes de iniciar o uso de IA, sendo eles:<\/p>\n\n\n\n

    \n
  1. \u00c9 crucial para as empresas determinar o tipo, a quantidade e a qualidade dos dados dispon\u00edveis;<\/li>\n\n\n\n
  2. As institui\u00e7\u00f5es precisam come\u00e7ar pequeno. N\u00e3o \u00e9 preciso exagerar e come\u00e7ar a selecionar os casos de uso mais complexos na tentativa de obter o m\u00e1ximo de valor poss\u00edvel;<\/li>\n\n\n\n
  3. N\u00e3o tenha medo do fracasso, os projetos de IA podem ser desafiadores e a inova\u00e7\u00e3o contribui para a aprendizagem organizacional;<\/li>\n\n\n\n
  4. \u00c9 preciso sugerir medidas de preven\u00e7\u00e3o de riscos com base em dados internos da empresa, p\u00fablicos, dados do cliente e de terceiros para aumentar a seguran\u00e7a do cliente.<\/li>\n<\/ol>\n\n\n\n

    Toda a an\u00e1lise realizada por meio da intelig\u00eancia artificial permitir\u00e1 que as seguradoras sejam mais competitivas e, assim, avaliar com precis\u00e3o sua lucratividade atual, prever vendas, produtos e pre\u00e7os futuros. Al\u00e9m disso, a implementa\u00e7\u00e3o de estrat\u00e9gias com a IA no centro do neg\u00f3cio permitir\u00e1 uma fideliza\u00e7\u00e3o maior dos clientes ap\u00f3s o uso dos servi\u00e7os.<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

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