{"id":6729,"date":"2023-02-06T20:39:24","date_gmt":"2023-02-06T20:39:24","guid":{"rendered":"http:\/\/ianews.com.br\/?p=6729"},"modified":"2023-02-06T20:39:30","modified_gmt":"2023-02-06T20:39:30","slug":"fidelizacao-4-estrategias-para-se-aproximar-do-cliente","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/ianews.com.br\/fidelizacao-4-estrategias-para-se-aproximar-do-cliente\/","title":{"rendered":"Fideliza\u00e7\u00e3o: 4 estrat\u00e9gias para se aproximar do cliente"},"content":{"rendered":"\n

Por Cl\u00f3vis Souza<\/a>, fundador e CEO da Giuliana Flores<\/p>\n\n\n\n

Um dos principais pontos que faz as marcas serem bem-sucedidas, vendendo cada vez mais produtos e servi\u00e7os e garantindo boa reputa\u00e7\u00e3o, \u00e9 criar uma rela\u00e7\u00e3o pr\u00f3xima com o consumidor. Essa n\u00e3o \u00e9 uma tarefa f\u00e1cil, mas com a crescente digitaliza\u00e7\u00e3o das opera\u00e7\u00f5es, surgem algumas estrat\u00e9gias que podem favorecer uma jornada completa e personalizada para o cliente.<\/p>\n\n\n\n

Investir na fideliza\u00e7\u00e3o do p\u00fablico-alvo propicia retornos s\u00f3lidos para qualquer companhia, pois esses mesmos clientes se tornam verdadeiros difusores da marca. Qualquer gestor sabe o poder que o marketing \u201cboca a boca\u201d tem para consolidar e ampliar as vendas. Ent\u00e3o, veja aqui quatro dicas para se aproximar do seu consumidor:<\/p>\n\n\n\n

1 \u2013 Conhecer o seu p\u00fablico<\/strong><\/p>\n\n\n\n

O primeir\u00edssimo passo para montar uma boa estrat\u00e9gia de comunica\u00e7\u00e3o \u00e9 saber exatamente quem e como \u00e9 esse p\u00fablico consumidor. Qual \u00e9 o perfil dele? Qual \u00e9 a faixa et\u00e1ria? Qual o contingente de homens e mulheres? O poder aquisitivo? Essas e outras informa\u00e7\u00f5es s\u00e3o essenciais. Do mesmo modo, \u00e9 fundamental fazer o monitoramento do comportamento do seu p\u00fablico, sobretudo nas redes sociais. Fique de olho no que falam a respeito da sua marca e dos produtos e\/ou servi\u00e7os que oferecem e, claro, preste aten\u00e7\u00e3o nas reclama\u00e7\u00f5es.<\/p>\n\n\n\n

2 \u2013 <\/strong>Omnichannel<\/strong><\/em><\/p>\n\n\n\n

<\/a> O modo como se faz neg\u00f3cios est\u00e1 em constante mudan\u00e7a. Um dos principais objetivos das empresas \u00e9 agradar cada vez mais os clientes. Se antes ter um website para complementar seu canal f\u00edsico de vendas era um diferencial, hoje isso \u00e9 o m\u00ednimo que deve ser feito. O conceito de omnichannel <\/em>diz respeito \u00e0 integra\u00e7\u00e3o de diferentes canais de venda e \u00e0 comunica\u00e7\u00e3o com o intuito de tornar a jornada de compra mais personalizada. \u00c9 uma estrat\u00e9gia que combina canais on-line e off-line para ajudar a melhorar a experi\u00eancia e o relacionamento com o cliente. A ideia central \u00e9 garantir que sua marca esteja presente em todos os canais que o seu p\u00fablico-alvo costuma acessar. Por exemplo: uma empresa que vende on-line e possibilita a troca do produto tamb\u00e9m na loja f\u00edsica trabalha com um omnichannel<\/em> eficiente. No entanto, n\u00e3o basta oferecer m\u00faltiplos canais: \u00e9 preciso que estejam integrados e garantam um cross <\/em>infal\u00edvel.<\/p>\n\n\n\n

3 \u2013 Programas de fidelidade<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Elabore um programa de fidelidade no seu estabelecimento, com recompensas para os que compram com frequ\u00eancia ou que efetuam gastos maiores. Forne\u00e7a descontos e at\u00e9 mesmo d\u00ea brindes ou pr\u00eamios. Com um programa dessa natureza, o consumidor se sentir\u00e1 mais instigado a se engajar e comprar, a fim de conquistar mais chances de obter recompensas. Promo\u00e7\u00f5es tamb\u00e9m s\u00e3o uma maneira de presentear os clientes mais fi\u00e9is.<\/p>\n\n\n\n

4. Armazenamento de dados<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Um dos maiores erros das marcas \u00e9 enviar informa\u00e7\u00f5es repetidas ou inconvenientes aos clientes. No sentido oposto, para fidelizar seu p\u00fablico, uma das chaves \u00e9 conhec\u00ea-lo muito bem: saber quais s\u00e3o os seus h\u00e1bitos de consumo, ter ci\u00eancia das suas prefer\u00eancias e gostos, frequ\u00eancia e volume de compras, hor\u00e1rio mais prop\u00edcio para entregas e assim por diante. Quanto mais souber sobre um determinado cliente, mais f\u00e1cil ser\u00e1 conseguir despertar a aten\u00e7\u00e3o, o interesse e a aprecia\u00e7\u00e3o dele, que receber\u00e1 atendimento \u00fanico e diferenciado. Al\u00e9m disso, n\u00e3o \u00e9 apenas mais barato fideliz\u00e1-lo do que obter novos, como tamb\u00e9m \u00e9 uma maneira de aumentar a receita da companhia. Afinal, eles representam uma renda constante, fornecendo o t\u00e3o necess\u00e1rio capital de giro.<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

Por Cl\u00f3vis Souza, fundador e CEO da Giuliana Flores Um dos principais pontos que faz as marcas serem bem-sucedidas, vendendo cada vez mais produtos e servi\u00e7os e garantindo boa reputa\u00e7\u00e3o, \u00e9 criar uma rela\u00e7\u00e3o pr\u00f3xima com o consumidor. Essa n\u00e3o \u00e9 uma tarefa f\u00e1cil, mas com a crescente digitaliza\u00e7\u00e3o das opera\u00e7\u00f5es, surgem algumas estrat\u00e9gias que […]<\/p>\n","protected":false},"author":2,"featured_media":6730,"comment_status":"open","ping_status":"open","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"om_disable_all_campaigns":false,"_uag_custom_page_level_css":"","_monsterinsights_skip_tracking":false,"_monsterinsights_sitenote_active":false,"_monsterinsights_sitenote_note":"","_monsterinsights_sitenote_category":0,"footnotes":""},"categories":[45],"tags":[],"class_list":["post-6729","post","type-post","status-publish","format-standard","has-post-thumbnail","hentry","category-inovacao"],"aioseo_notices":[],"uagb_featured_image_src":{"full":["https:\/\/ianews.com.br\/wp-content\/uploads\/2023\/02\/1-1-6.jpg",2560,1503,false],"thumbnail":["https:\/\/ianews.com.br\/wp-content\/uploads\/2023\/02\/1-1-6-150x150.jpg",150,150,true],"medium":["https:\/\/ianews.com.br\/wp-content\/uploads\/2023\/02\/1-1-6-300x176.jpg",300,176,true],"medium_large":["https:\/\/ianews.com.br\/wp-content\/uploads\/2023\/02\/1-1-6-768x451.jpg",640,376,true],"large":["https:\/\/ianews.com.br\/wp-content\/uploads\/2023\/02\/1-1-6-1024x601.jpg",640,376,true],"1536x1536":["https:\/\/ianews.com.br\/wp-content\/uploads\/2023\/02\/1-1-6-1536x902.jpg",1536,902,true],"2048x2048":["https:\/\/ianews.com.br\/wp-content\/uploads\/2023\/02\/1-1-6-2048x1202.jpg",2048,1202,true],"cvmm-medium":["https:\/\/ianews.com.br\/wp-content\/uploads\/2023\/02\/1-1-6-300x300.jpg",300,300,true],"cvmm-medium-plus":["https:\/\/ianews.com.br\/wp-content\/uploads\/2023\/02\/1-1-6-305x207.jpg",305,207,true],"cvmm-portrait":["https:\/\/ianews.com.br\/wp-content\/uploads\/2023\/02\/1-1-6-400x600.jpg",400,600,true],"cvmm-medium-square":["https:\/\/ianews.com.br\/wp-content\/uploads\/2023\/02\/1-1-6-600x600.jpg",600,600,true],"cvmm-large":["https:\/\/ianews.com.br\/wp-content\/uploads\/2023\/02\/1-1-6-1024x1024.jpg",1024,1024,true],"cvmm-small":["https:\/\/ianews.com.br\/wp-content\/uploads\/2023\/02\/1-1-6-130x95.jpg",130,95,true],"news-portal-block-medium":["https:\/\/ianews.com.br\/wp-content\/uploads\/2023\/02\/1-1-6-305x207.jpg",305,207,true],"news-portal-block-thumb":["https:\/\/ianews.com.br\/wp-content\/uploads\/2023\/02\/1-1-6-136x102.jpg",136,102,true],"news-portal-slider-medium":["https:\/\/ianews.com.br\/wp-content\/uploads\/2023\/02\/1-1-6-622x420.jpg",622,420,true],"news-portal-carousel-portrait":["https:\/\/ianews.com.br\/wp-content\/uploads\/2023\/02\/1-1-6-400x600.jpg",400,600,true],"news-portal-alternate-grid":["https:\/\/ianews.com.br\/wp-content\/uploads\/2023\/02\/1-1-6-340x316.jpg",340,316,true],"woocommerce_thumbnail":["https:\/\/ianews.com.br\/wp-content\/uploads\/2023\/02\/1-1-6-300x300.jpg",300,300,true],"woocommerce_single":["https:\/\/ianews.com.br\/wp-content\/uploads\/2023\/02\/1-1-6-600x352.jpg",600,352,true],"woocommerce_gallery_thumbnail":["https:\/\/ianews.com.br\/wp-content\/uploads\/2023\/02\/1-1-6-100x100.jpg",100,100,true]},"uagb_author_info":{"display_name":"redacao redacao","author_link":"https:\/\/ianews.com.br\/author\/redacao\/"},"uagb_comment_info":0,"uagb_excerpt":"Por Cl\u00f3vis Souza, fundador e CEO da Giuliana Flores Um dos principais pontos que faz as marcas serem bem-sucedidas, vendendo cada vez mais produtos e servi\u00e7os e garantindo boa reputa\u00e7\u00e3o, \u00e9 criar uma rela\u00e7\u00e3o pr\u00f3xima com o consumidor. Essa n\u00e3o \u00e9 uma tarefa f\u00e1cil, mas com a crescente digitaliza\u00e7\u00e3o das opera\u00e7\u00f5es, surgem algumas estrat\u00e9gias que…","blog_post_layout_featured_media_urls":{"thumbnail":["https:\/\/ianews.com.br\/wp-content\/uploads\/2023\/02\/1-1-6-150x150.jpg",150,150,true],"full":["https:\/\/ianews.com.br\/wp-content\/uploads\/2023\/02\/1-1-6.jpg",2560,1503,false]},"categories_names":{"45":{"name":"Inova\u00e7\u00e3o","link":"https:\/\/ianews.com.br\/category\/inovacao\/"}},"tags_names":[],"comments_number":"0","wpmagazine_modules_lite_featured_media_urls":{"thumbnail":["https:\/\/ianews.com.br\/wp-content\/uploads\/2023\/02\/1-1-6-150x150.jpg",150,150,true],"cvmm-medium":["https:\/\/ianews.com.br\/wp-content\/uploads\/2023\/02\/1-1-6-300x300.jpg",300,300,true],"cvmm-medium-plus":["https:\/\/ianews.com.br\/wp-content\/uploads\/2023\/02\/1-1-6-305x207.jpg",305,207,true],"cvmm-portrait":["https:\/\/ianews.com.br\/wp-content\/uploads\/2023\/02\/1-1-6-400x600.jpg",400,600,true],"cvmm-medium-square":["https:\/\/ianews.com.br\/wp-content\/uploads\/2023\/02\/1-1-6-600x600.jpg",600,600,true],"cvmm-large":["https:\/\/ianews.com.br\/wp-content\/uploads\/2023\/02\/1-1-6-1024x1024.jpg",1024,1024,true],"cvmm-small":["https:\/\/ianews.com.br\/wp-content\/uploads\/2023\/02\/1-1-6-130x95.jpg",130,95,true],"full":["https:\/\/ianews.com.br\/wp-content\/uploads\/2023\/02\/1-1-6.jpg",2560,1503,false]},"_links":{"self":[{"href":"https:\/\/ianews.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/6729"}],"collection":[{"href":"https:\/\/ianews.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"https:\/\/ianews.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/ianews.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/users\/2"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/ianews.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=6729"}],"version-history":[{"count":1,"href":"https:\/\/ianews.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/6729\/revisions"}],"predecessor-version":[{"id":6731,"href":"https:\/\/ianews.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/6729\/revisions\/6731"}],"wp:featuredmedia":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/ianews.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/media\/6730"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/ianews.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=6729"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"https:\/\/ianews.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=6729"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"https:\/\/ianews.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=6729"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}