{"id":7555,"date":"2023-04-06T15:57:19","date_gmt":"2023-04-06T15:57:19","guid":{"rendered":"http:\/\/ianews.com.br\/?p=7555"},"modified":"2023-04-06T16:01:00","modified_gmt":"2023-04-06T16:01:00","slug":"programa-de-inovacao-aberta-da-dexco-esta-com-inscricoes-abertas-para-startups","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/ianews.com.br\/programa-de-inovacao-aberta-da-dexco-esta-com-inscricoes-abertas-para-startups\/","title":{"rendered":"Programa de inova\u00e7\u00e3o aberta da Dexco est\u00e1 com inscri\u00e7\u00f5es abertas para startups"},"content":{"rendered":"\n

A inova\u00e7\u00e3o se consolida cada vez mais como um dos pilares da Dexco, dona das marcas Deca, Portinari, Hydra, Duratex, Castelatto, Ceusa e Durafloor. Ap\u00f3s lan\u00e7ar o Open Dexco<\/strong>, seu programa de inova\u00e7\u00e3o aberta, em mar\u00e7o de 2022, e aprovar 10 startups para co-criarem projetos em diversas \u00e1reas, a companhia abre nova chamada para o ecossistema empreendedor. As inscri\u00e7\u00f5es est\u00e3o abertas at\u00e9 o dia 28 de abril. Todas as informa\u00e7\u00f5es podem ser vistas no site open.dex.co\/home\/<\/a>.<\/p>\n\n\n\n

O principal objetivo do programa, desenvolvido em parceria com a consultoria Innoscience, \u00e9 melhorar efici\u00eancia e produtividade das opera\u00e7\u00f5es e neg\u00f3cios da Dexco, pensando na melhor experi\u00eancia e atendimento aos consumidores. Para isso, s\u00e3o mapeadas as principais dores e oportunidades das \u00e1reas de neg\u00f3cio da Dexco, que s\u00e3o lan\u00e7adas como desafios a serem solucionados. Nesta segunda edi\u00e7\u00e3o do programa, a Companhia lan\u00e7a novas oportunidades de co-cria\u00e7\u00e3o com desafios voltados a produtividade e efici\u00eancia, proximidade com o consumidor, sustentabilidade e seguran\u00e7a dos colaboradores.<\/p>\n\n\n\n

Conhe\u00e7a os 11 desafios do Open Dexco 2023:<\/strong><\/p>\n\n\n\n

    \n
  1. Vis\u00e3o computacional na manufatura de metais<\/li>\n\n\n\n
  2. Elimina\u00e7\u00e3o de etiquetas descart\u00e1veis em produtos e embalagens<\/li>\n\n\n\n
  3. Vis\u00e3o computacional no controle de qualidade de revestidos<\/li>\n\n\n\n
  4. Identifica\u00e7\u00e3o de falhas e gargalos em prensas cont\u00ednuas<\/li>\n\n\n\n
  5. Controle de par\u00e2metros dos compostos qu\u00edmicos de resinas<\/li>\n\n\n\n
  6. Intelig\u00eancia para estrat\u00e9gias comerciais e mix de produtos<\/li>\n\n\n\n
  7. Tecnologia RFID para contagem de produtos acabados em madeira<\/li>\n\n\n\n
  8. Seguran\u00e7a dos profissionais nas opera\u00e7\u00f5es industriais<\/li>\n\n\n\n
  9. Falta de Componentes em Produtos Montados<\/li>\n\n\n\n
  10. Automa\u00e7\u00e3o da movimenta\u00e7\u00e3o interna de produtos acabados<\/li>\n\n\n\n
  11. Um novo futuro, mas com planejamento<\/li>\n<\/ol>\n\n\n\n

    Esta edi\u00e7\u00e3o seguir\u00e1 o seguinte cronograma:<\/u><\/strong><\/p>\n\n\n\n

    Pr\u00e9-sele\u00e7\u00e3o<\/strong> \u2013 Avalia\u00e7\u00e3o dos materiais enviadas pelas startups – de 28\/04 a 20\/05.<\/strong><\/p>\n\n\n\n

    Pitches <\/strong>\u2013 Apresenta\u00e7\u00e3o das solu\u00e7\u00f5es trazidas pelas startups – de 22\/05 a 26\/05<\/strong>.<\/p>\n\n\n\n

    Imers\u00e3o<\/strong> \u2013 Reuni\u00f5es de aprofundamento entre Dexco e startup para cocriar as propostas de piloto – de 21\/06 a 23\/06.<\/strong><\/p>\n\n\n\n

    Piloto \u2013<\/strong> Executar os projetos piloto para validar a atratividade e ader\u00eancia das solu\u00e7\u00f5es \u2013 de 01\/08 a 01\/11.<\/strong><\/p>\n\n\n\n

    Avalia\u00e7\u00e3o<\/strong> \u2013 Avalia\u00e7\u00e3o dos resultados dos projetos e delibera\u00e7\u00e3o pela continuidade dos de maior potencial – novembro<\/strong><\/p>\n\n\n\n

    A primeira edi\u00e7\u00e3o do programa foi um sucesso. Foram 250 startups inscritas, 30 delas participaram das sess\u00f5es de pitches e ent\u00e3o 10 foram selecionadas para desenvolverem os projetos piloto junto com os times da Dexco. Em 2022 o programa trouxe desafios nas frentes de marketing, comercial e engenharia, focado nas jornadas estrat\u00e9gicas da Companhia \u2013 consumidor, efici\u00eancia e gente \u2013 sempre buscando materializar o seu prop\u00f3sito de oferecer Solu\u00e7\u00f5es para Melhor Viver.<\/p>\n\n\n\n

    \u201cNos conectamos aos principais hubs de inova\u00e7\u00e3o do pa\u00eds para termos acesso \u00e0s startups com potencial de revolucionar nossa jornada de efici\u00eancia e produtividade. Os projetos selecionados em 2022 para serem escalados em 2023 provam que o desenvolvimento de solu\u00e7\u00f5es inovadoras em parceria com startups \u00e9 fundamental para nosso processo de transforma\u00e7\u00e3o digital, ao nos oxigenar com novos conhecimentos e nos permitir explorar novos conceitos de forma \u00e1gil\u201d, explica Daniel Franco, diretor de TI, Desenvolvimento de Neg\u00f3cios, Inova\u00e7\u00e3o e Growth da Dexco<\/strong><\/p>\n\n\n\n

    Raz\u00f5es para as apostas em inova\u00e7\u00e3o<\/strong><\/p>\n\n\n\n

    Em 2022, a companhia registrou o segundo melhor ano da sua hist\u00f3ria em termos de EBITDA e o melhor ano em receita. A receita l\u00edquida, por exemplo, subiu 3,9% sobre 2021, para R$ 8,48 bilh\u00f5es. Para continuar crescendo \u00e9 necess\u00e1rio inovar, otimizar processos, sobretudo log\u00edsticos<\/a>, de rastreabilidade de produtos e de inspe\u00e7\u00e3o, para maximizar o potencial da cadeia produtiva. Isso levou a empresa a uma jornada de transforma\u00e7\u00e3o digital<\/strong> que j\u00e1 tem trazido resultados. \u201cS\u00e3o ganhos n\u00e3o s\u00f3 para a Dexco, mas que tamb\u00e9m t\u00eam permitido o desenvolvimento de solu\u00e7\u00f5es in\u00e9ditas na ind\u00fastria de materiais de constru\u00e7\u00e3o\u201d, conta Franco<\/strong>.<\/p>\n\n\n\n

    Cadeia de produ\u00e7\u00e3o inteligente<\/strong><\/p>\n\n\n\n

    Como exemplo de desafio mapeado pela companhia em 2022, est\u00e1 a rastreabilidade da cadeia de produ\u00e7\u00e3o de lou\u00e7as sanit\u00e1rias, que ainda \u00e9 feita de forma bastante manual desde a manufatura at\u00e9 a estocagem de produtos. \u201cExiste uma grande oportunidade de aprimorarmos o nosso sistema de rastreabilidade e integra\u00e7\u00e3o dos dados nas principais etapas dessa cadeia como um todo. Ao longo do programa Open Dexco os times tiveram tr\u00eas meses de co-cria\u00e7\u00e3o de um piloto com a startup Ledcorp para conectar esses principais pontos da cadeia de produ\u00e7\u00e3o. Com isso, estamos tendo a oportunidade de experimentar essa integra\u00e7\u00e3o que nos trar\u00e1 muitos benef\u00edcios de cruzamento de dados para an\u00e1lise e tomada de decis\u00e3o\u201d, afirma Renato Maruichi, gerente de Estrat\u00e9gia e Desenvolvimento de Neg\u00f3cios, Inova\u00e7\u00e3o e Corporate Venture Capital da Dexco.<\/strong><\/p>\n\n\n\n

    Um outro desafio era o tempo elevado e padroniza\u00e7\u00e3o das inspe\u00e7\u00f5es de pe\u00e7as de lou\u00e7as. Para dar conta da oportunidade, a Dexco apostou em uma startup chamada HarboR, que prop\u00f4s digitalizar a inspe\u00e7\u00e3o, at\u00e9 ent\u00e3o feita a olho nu, atrav\u00e9s de uma c\u00e2mera. O equipamento utiliza vis\u00e3o computacional integrado a uma plataforma SaaS com intelig\u00eancia artificial, para identificar defeitos das pe\u00e7as, diminuir o tempo, e aumentar a acuracidade de an\u00e1lise. O resultado: na POC foi poss\u00edvel reduzir o tempo de an\u00e1lise de imperfei\u00e7\u00e3o de uma pe\u00e7a de 68 segundos para 38 segundos, quase metade do tempo.<\/p>\n\n\n\n

    \u201cCom a ajuda da HarboR conseguimos desenvolver um sistema que analisa poss\u00edveis desvios de padr\u00e3o, de cor, de acabamento, entre outros. Isso nos ajudou a otimizar em 70% a precis\u00e3o de an\u00e1lise de nossos produtos, evitando que pe\u00e7as com defeitos avancem para pr\u00f3ximas etapas, diminuindo custo de produ\u00e7\u00e3o e evitando que essas pe\u00e7as cheguem aos clientes\u201d, explica Maruichi<\/strong>.<\/p>\n\n\n\n

    Chatbot pr\u00f3prio<\/strong><\/p>\n\n\n\n

    Visando fortalecer o atendimento de clientes, fornecedores e consumidores e sanar d\u00favidas que chegam por diversos canais de atendimento como e-mail, telefone e chats, a Dexco vem estruturando seus pr\u00f3prios chatbots, que s\u00e3o softwares que conversam com as pessoas em linguagem natural, simulando um ser humano, por meio de aplicativos de mensagens, sites e outras plataformas digitais.<\/p>\n\n\n\n

    Com o apoio da startup Ubots, uma nova solu\u00e7\u00e3o est\u00e1 sendo testada em fase piloto para atendimentos a d\u00favidas tribut\u00e1rias e fiscais. Atualmente, a Dexco realiza mais de 9 mil atendimentos por bimestre e a expectativa \u00e9 que a implanta\u00e7\u00e3o do chatbot traga ganhos na uniformiza\u00e7\u00e3o de respostas, menor tempo e maior controle dos atendimentos e, consequentemente, mais satisfa\u00e7\u00e3o dos consumidores e fornecedores.<\/p>\n\n\n\n

    A ideia \u00e9 que ele possa ser aplicado em outras \u00e1reas gradativamente, como j\u00e1 acontece na Dexco, com a rob\u00f4 Dora, que atende d\u00favidas de RH. \u201cSempre carregamos um vi\u00e9s bastante industrial, mas nos \u00faltimos anos temos transformado a nossa cultura para colocar o consumidor no centro da estrat\u00e9gia<\/strong>. Investindo pesado em transforma\u00e7\u00e3o digital para tirar qualquer atrito da jornada do cliente\u201d, afirma Maruichi<\/strong>.<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

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