O que muda para o mercado de I.A. com o lançamento da Llama 2 da Meta?

Inovação

A Llama 2 é a mais nova versão do modelo de linguagem generativa a entrar no mercado de inteligências artificiais, criada em parceria pelas empresas Meta e a Microsoft, é disponibilizada gratuitamente. As duas marcas não poderiam ficar de fora e investiram em um modelo de inteligência que futuramente será responsável pela criação de um novo mercado com muito potencial de lucro. Segundo dados da empresa que faz pesquisa em marketing, MarketsandMarkets, a expectativa do mercado global de IA é atingir US$ 190,61 bilhões até 2025.

Segundo Rodrigo Prata, Sócio Diretor da Box Ideias, a presença da Meta e da Microsoft no mercado de inteligência artificial não é nada inesperado. “A inteligência artificial ainda é um caminho pouco explorado, mas com o impacto social que o Chat GPT criou desde que surgiu, as grandes empresas de tecnologia perceberam que precisam ocupar esse espaço. Apesar de ainda não entender claramente qual é o limite do desenvolvimento dessas ferramentas, e como podem nos ajudar, as principais marcas do setor entenderam que ganha notoriedade quem chegar primeiro. Por isso, a Meta se juntou à Microsoft para lançar uma nova versão de um projeto que já existia, e eles fizeram isso de maneira que pareça algo totalmente novo. Ótima estratégia”, diz Rodrigo.

Diferente da versão desenvolvida anteriormente, as empresas envolvidas no projeto treinaram a ferramenta com 40% de mais dados públicos, processando mais dados e se adequando com mais facilidade ao contexto do que antes. A melhoria permite que a ferramenta se destaque em aspectos de codificação, competência e “raciocínio” em testes de conhecimento. Mas apesar disso, ainda não está no mesmo nível do Chat GPT da concorrente Open IA.

Além de maior capacidade de entender dados, a Llama 2 foi projetada com código aberto, ou seja, os desenvolvedores que querem usar o modelo criado para fins de pesquisa terão acesso facilitado.

Como a Microsoft está envolvida no projeto da nova versão da tecnologia artificial, a Llama 2 estará disponível na plataforma de nuvem da Microsoft, chamada Azure, e também nos sistemas operacionais Windows. Sendo assim, essa novidade em IA tem o potencial de gerar crescimento econômico de até US$ 12 trilhões até 2023, segundo a Universidade de Stanford.

Desta forma, Rodrigo Prata, Sócio Diretor da Box Ideias, cita 4 benefícios do que a novidade pode fazer aos usuários:

1- Entendimento de padrões: por ter uma grande quantidade de dados, a Llama 2 consegue aprender padrões e criar relações entre as palavras, facilitando o entendimento da linguagem natural;

2 – Processamento de texto: consegue entender a forma que o texto é colocado na plataforma,de acordo com a intenção do usuário, quando fazem perguntas ou colocam outros tipos de informações;

3 – Respostas bem elaboradas: pela quantidade de dados colocados na ferramenta, essa nova versão consegue gerar resultados completos em textos originais, reduzindo a chance de plágio, de forma autônoma;

4 – Base para ferramentas: por ser de código aberto, os desenvolvedores podem usar o modelo Llama 2 para criar as próprias ferramentas e aplicativos.

O impacto que a inteligência artificial terá no mundo corporativo nos próximos anos será enorme. Segundo estudo da Accenture, chamado “The Growth Multiplier: How Artificial Intelligence is Boosting Business Growth and Productivity” as recentes inteligências artificiais serão responsáveis por gerar cerca de 9 milhões de empregos até 2025.

Diversas áreas que já existem podem se beneficiar disso; além dos programadores, os produtores de conteúdo conseguem transformar o trabalho de forma que fique mais escalável. Conheça os serviços da Box Ideias e transforme o seu negócio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *