Brasileiros estão cada vez mais digitais e experientes no omnichannel

Inovação

Metaverso, Inteligência Artificial, Web 3.0, tokenização, hiper personalização e sustentabilidade são tendências do varejo, inclusive destacadas na NRF Retail’s Big Show deste ano, que giram em torno da jornada do consumidor digital, sempre em busca de proporcionar conveniência e mais oportunidades de escolhas na hora da compra.

Para a Fiserv, Inc. (NASDAQ: FISV), líder global em tecnologia de pagamentos e serviços financeiros, o varejista brasileiro precisa disponibilizar o canal digital como parte de sua estratégia de negócios e uma jornada omnichannel e a experiência sem atrito para o sucesso nos negócios. “Estamos na omnicanalidade, com novas oportunidades de interação com os consumidores, novos canais de consumo, promoções, benefícios e facilidades dentro de uma criatividade sem fim para estreitar relacionamento, fidelizar e gerar receita”, afirma Giuliana Cestaro, diretora de Produtos e-commerce da Fiserv Brasil.

Segundo ‘Carat Insights – Tendências dos Meios de Pagamento para 2023’, quase nove em cada 10 entrevistados realizam compras online pelo menos uma vez por mês e 67% afirmam que, durante o ano, vão comprar muito mais pela internet. Na última edição da pesquisa, essa intenção de compra era de 54%.

O levantamento aponta que 44% têm o hábito de comprar uma vez por semana em lojas físicas, 29% no e-commerce e 20% em lojas integradas, a chamada experiência omnichannel. Ou seja, o consumidor tem uma jornada de compra transparente, começa num canal (loja física) e termina em outro (e-commerce), por exemplo, sem perceber. Além disso, segundo a pesquisa, quatro em cada 10 entrevistados tiveram uma experiência de compra invisível, ou seja, em que não é necessário incluir os dados de um meio de pagamento a cada solicitação de serviço ou compra.

E quando falamos de meios de pagamentos, a pesquisa mostra que o Pix provavelmente continuará sendo o método de pagamento preferido, com 87% dos consumidores dizendo que planeja usá-lo, seguido por carteiras digitais (80%) e pagamento por QR Code (78%).

“As empresas precisam oferecer diversidade e conveniência, com maior diversidade de meios de pagamento e quem decide como pagar é o cliente, seja com Pix, cartão de débito ou crédito ou pela leitura de um QR Code”, finaliza Cestaro.

Todos os resultados da pesquisa você encontra em Carat Insights

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