Como a IA pode impactar as organizações

Inovação

Por Thais Blanco, fundadora da THBlanco Gestão da Transformação e sócia-fundadora da Evolure Consultoria

A inteligência artificial (IA) é uma das tecnologias mais transformadoras do nosso tempo, e está mudando o mundo de maneiras profundas e significativas. Alguns têm uma visão mais otimista, de que a IA está tornando o mundo em que vivemos mais eficiente, produtivo e conveniente. Outros, no entanto, profetizam o caos, dizendo que a IA vai dominar o ser humano, nos “emburrecer”, nos transformar em “escravos” da tecnologia.

Emoções à parte, uma coisa é certa. A IA veio para ficar e mudar nossas vidas. Ela já está sendo usada em uma ampla variedade de setores, desde a medicina e a manufatura, até a educação e a tomada de decisões empresariais. O que nos cabe agora é pensar estrategicamente como lidamos com essa nova tecnologia para que potencializemos seus benefícios e minimizemos seus riscos. De forma bem simplista, a IA está tornando o mundo mais eficiente e conveniente. Por exemplo, robôs com IA podem realizar tarefas repetitivas, liberando colaboradores para tarefas mais criativas e complexas.

No entanto, a IA também apresenta alguns desafios significativos. Um dos principais está relacionado a questões éticas, como o risco de viés e discriminação, proteção e segurança dos dados. Também existem preocupações estruturantes com o deslocamento de empregos, desaparecimento de funções e profissões.

As empresas precisam se transformar para terem sucesso nesse novo mundo. Algumas já sabem disso e estão fazendo mudanças — processos de automação, controle de estoque, análise de comportamento do consumidor, tudo isso já existe. Para se ter uma ideia, de acordo com dados da Deloitte, 70% das empresas investirão em IA este ano e 20% afirmam que já utilizam recursos de IA no seu cotidiano.

A transformação dos negócios e a IA estão profundamente conectados, uma vez que a IA é uma tecnologia revolucionaria, que pode ajudar as empresas a otimizar suas operações, melhorar as experiências de seus clientes e impulsionar a inovação. Mas há também alguns desafios relacionados a gestão dos negócios, como a necessidade de investimento significativo em tecnologia e infraestrutura, bem como questões relacionadas aos talentos — as empresas precisam repensar quem são seus talentos e a forma como os engaja no seu propósito.

Se bem conduzida, a IA pode produzir resultados muito positivos e ter um impacto significativo na forma como as empresas operam. Entre elas está a inovação, ao liberar os funcionários para se concentrarem em trabalhos mais criativos e desafiadores; excelência e resultados, com produtividade e eficiência aprimoradas; tomada de decisões baseada em dados, já que a IA pode analisar grandes quantidades de dados e fornecer insights; engajamento e bem-estar dos colaboradores, fornecendo recomendações personalizadas para desenvolvimento de carreira, treinamento e, até mesmo, atividades de bem-estar; diversidade e inclusão, minimizando preconceitos no processo de contratação, o que pode ajudar as empresas a criar uma força de trabalho mais diversa e inclusiva.

Para isso, é importante que as organizações entendam as mudanças que a IA pode trazer para seu negócio e indústria e se adaptem a elas. É primordial que a abordem estrategicamente, com compromisso de longo prazo, garantindo que estão usando esta tecnologia de maneira ética, alinhada com seus valores e propósito. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *