Inteligência Artificial da startup Gomara revoluciona área contábil e fiscal

Inovação News

Assim como diversas áreas de negócios das empresas, a fiscal e a contábil também começaram a introduzir em suas rotinas o uso da tecnologia. E, atenta à essa transformação, a Gomarataxtech que nasceu trazendo soluções de automatização de processos operacionais dessas áreas baseadas em nuvem.

Hoje com mais de 7 mil clientes, a startup conta com a infraestrutura de nuvem da Oracle, a Oracle Cloud Infrastructure (OCI), que apoia a oferta de serviços oferecidos, como o RPAFiscal TaxForce, solução completa de inteligência artificial e automatização de processos de rotinas fiscais e contábeis, e o RPA “Bob”, que monitora e identifica gargalos em outras áreas das organizações. “Nossos clientes reduziram significativamente o tempo de preparação das informações fiscais e contábeis. Dessa forma, análises e tomadas de decisões são realizadas com mais velocidade”, confirma Rodrigo Cruz, CEO da Gomara.

Devido sua extrema especialização em sistemas de RPA (Robotic Process Automation, ou Automação Robótica de Processos, em português), a Gomara começou a operar em ambiente on premise, em 2017. De olho na renovação, em 2018, viu na nuvem uma oportunidade de ampliar os negócios, além de aprimorar os serviços de inteligência artificial com extremo padrão de segurança e conformidade. “Esse salto tecnológico levou nossos clientes a mudarem a mentalidade com o uso da nuvem reavaliando seus modelos tradicionais de trabalho”, destaca Cruz. Já em 2019, a Gomara chegou ao status de “100% na nuvem”. O RPA TaxForce e o RPA Bob, por exemplo, passaram a estar cada vez mais atualizados e aprimorados a partir dos recursos e vantagens da OCI: processamento rápido, seguro e com facilidades para desenvolvimento por ser uma plataforma aberta.

Devido à inovação constante ser prioridade para a taxtech, os resultados logo foram percebidos quando a maioria dos clientes começou a registrar ganhos com tempo dedicado para análise dos processos. Antes aproximadamente 80% das operações eram manuais, ficando os 20% restantes para análises. “Atualmente a proporção é bem menor e estamos trabalhando para inverter totalmente esse cenário”, afirma Cruz ao analisar os resultados de seus clientes, como Grupo Ultra, Ambev, LDC, Extrafarma, ISA Cteep, Assaí, dentre outros.

Além disso, as empresas passaram a ter novos procedimentos para cumprir as exigências e regras estabelecidas pelo governo. Com Oracle Cloud, segurança é a palavra de ordem. As informações críticas das áreas fiscais, tributárias e contábeis das empresas precisam seguir rígidos protocolos de segurança e oferecem criptografia e validação aprimoradas.

Gomara não apenas tem ajudado as empresas a evoluirem em seus processos fazendo-os menos complexos e mais ágeis, como também, com o uso da OCI, fortaleceu seu compromisso com a sustentabilidade por desativar todos os seus datacenters eliminando consumo de energia e emissões.
 

Resultados na prática

ISA CTEEP, uma das maiores empresas de transmissão de energia do país, aprimorou a atuação da sua área fiscal com o software de automatização robótica da Gomara, o TaxForce. A partir disso, os processos começaram a operar de maneira integrada com o sistema de gestão usado pela empresa.
 

A implantação do projeto, que durou quatro meses, resultou na melhoria e agilidade de diversas operações, como as entregas de Sped Fiscal e Gias de alguns estados e guias municipais (ISS).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *